Social Icons

facebook

Viçosa do Ceará


Viçosa do Ceará destaca-se no cenário turístico do estado por ser um verdadeiro paraíso para o ecoturismo e pelo clima frio e refrescante. Lugar ideal para relaxar e curtir a natureza em toda sua exuberância. Está localizada na belíssima Serra da Ibiapaba, a 700 metros acima do nível do mar entre montanhas e muito verde há aproximadamente 345 quilômetros da capital cearense, Fortaleza.
Em Viçosa do Ceará, é possível encontrar um extenso patrimônio arquitetônico, com casarões e igrejas existentes há séculos. Cenário de pessoas talentosas, Viçosa do Ceará destaca-se pela simplicidade de seu povo, pela hospitalidade e tranquilidade que o lugar oferece, está cercada de vegetação nativa e fontes de águas cristalinas. A cidade conta com atrativos diversificados, que vão de um primoroso artesanato em barro, palha, crochês, bordados e deliciosos licores e bolinhos caseiros.



CALENDÁRIO DE EVENTOS - VIÇOSA DO CEARÁ

FEVEREIRO: 

Carnaval

MARÇO: 

Festejo do Bairro São José (19/03)

ABRIL: 

Paixão de Cristo (Semana Santa)
Mel Chorinho e Cachaça

JUNHO E JULHO: 
Festas Juninas
Festival Musica na Ibiapaba

AGOSTO:
Aniversário do Município: (14.08)
Novenas da Padroeira - NS. da Assunção
Festa da Padroeira (15.08)

SETEMBRO:
Dia da Pátria (07.09)

OUTUBRO:
Novena de São Francisco
Dia de São Francisco (04.10)

NOVEMBRO
Festival Viçosa Samba Chopp

DEZEMBRO
Festa de Natal
Reveillon com queima de fogos




PONTOS  TURÍSTICOS

Viçosa destaca-se no cenário turístico do estado por ser um verdadeiro paraíso para o ecoturismo e pelo clima frio e refrescante. Lugar ideal para relaxar e curtir a natureza em toda sua exuberância.

Pólo Turístico e Artesanal Igreja do Céu:
Ponto mais alto da cidade com uma capela dedicada a Nossa Senhora das Vitórias. No alto do templo surge a imagem do Cristo Redentor. O Pólo Turístico dispõe de restaurante, telefone público, centro de convenções, banheiros, área de estacionamento, calçadão e boxes para venda de artesanato e as delícias da culinária local. Para chegar ao local a escolha fica a critério do turista, de carro ou a pé pelos 334 degraus que dão acesso ao santuário. Vale a pena a subida da escadaria apreciando as estações da Via-Sacra os vales da Ibiapaba, a torre da Igreja de São Francisco o centro de Viçosa e chegando a Capela surge uma paisagem fascinante da serra e do sertão.


Lagoa Pedro II:
Importante ponto turístico da cidade. Recentemente urbanizada e arborizada com belas plantas, tornou-se um ótimo lugar para lazer, oferecendo aos visitantes um ambiente descontraído e apreciável.


Pedra do Itagurussu:
Grande rocha que forma um abrigo natural que foi ponto de apoio para colonizadores da região. Do seu interior deslizam fontes de água formando bicas. De cima se vislumbra a planície sertaneja e descendo ao seu sopé, a pedra forma uma abóbora, rica em vegetação em um clima úmido e fresco.

Fonte do Carangueijo:
Um caprichoso cenário natural com várias grutas e muitos córregos deságua em locais já trabalhados pela natureza. Criando pequenos lagos em meio a um clima fresco, principalmente pelas pedras sempre gotejando e uma vegetação rica em samambaias.

Pedra do Machado:
Uma pedra suspensa com formato de machado. A paisagem apreciada do local é uma das mais bonitas da região favorecendo uma vista maravilhosa do sertão.

Fonte do Itacaranha:
Fonte d´água cristalina que nasce das pedras, na encosta do morro do céu, favorecendo um banho gostoso de água fria.

Cascata de Pirapora:
Conjunto de cachoeiras no Rio Pirangi, localizada no distrito de Padre Vieira, a cerca de 35 km de sede do município.

Lajes:
Castelo de pedras formado por rochas com formatos diferenciados proporcionando uma paisagem bela e encantadora. Um passeio nas Lages torna-se bastante interessante.

Cachoeira do Itarumã:
Localizada no sítio Itarumã com 65 metros de altura distribuída em duas exuberantes quedas d´água é um excelente local para prática de Rappel.

Pilões:
Localizado no distrito de Manhoso, apresenta inúmeras pinturas rupestres sobre as rochas, as quais em período chuvoso ficam encobertas por água. Possuem cavidades ocas, bem torneadas, que se assemelham a pilões, daí origem ao nome. Fica a 35 Km da cidade.

Poço da Princesa:
Lenda, beleza e mistério se encontram e encantam que se aventura a desvenda-los. Possui belas cachoeiras, um belíssimo poço de água cristalina e gelada, proporcionando um delicioso banho. Localiza-se no distrito de Manhoso a cerca de 30 Km da sede do município

Kenyo Itaculomi:
Um belíssimo ponto turístico situado a 40 Km da cidade, no Distrito de Manhoso, formado pelo rio Itacolomi. Tem como atrativos Pedra Furada e uma paisagem surpreendente.